Imprensa do dia (23): dois bons exemplos de notícias que podem ser pseudo notícias


Cientistas relatam aumento alarmante da mortalidade em ratinhos alimentados com rações de milho modificado. Especialista português admite que nunca a segurança dos transgénicos foi tão abalada como ontem mas duvida dos resultados.
in I online

A área mínima de gelo em 2012 é menor em 760.000 quilómetros quadrados do que a de 2007. O recorde anterior de 2007 já tinha sido batido a 27 de Agosto, mas o gelo no Árctico continuou a diminuir e a 16 de Setembro terá chegado ao mínimo deste ano, e ao mínimo de sempre desde que começaram os registos de satélite em 1979
. In Público online


Ambas as temáticas são nota de rodapé nas televisões. Apenas interessam quando são minimamente explosivas ou, quando os efeitos colaterais, digamos assim, nos atingem de alguma forma. A semântica conta: um recorde, qualquer que seja, é algo que nos diz muito. Quanto aos transgénicos, dificilmente são conversa para café ao lado dos recordes, embora às vezes transpire qualquer coisa sobre produção de combustível, provavelmente saída do canal National Geographic. Todavia, a questão dos transgénicos encaixa na listagem das traficâncias mais mal contadas das multinacionais. Isto para não lhe chamar outra coisa.

Comentários

Mensagens populares